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SmtC: Show me the Code
Ole Peter Smith
Instituto de Matemática e Estatística
Universidade Federal de Goiás
http://www.olesmith.com.br
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Quando eu dou de comer aos pobres
Me chamam de santo
Quando eu pergunto por que eles são pobres
Me chamam de comunista
Dom Helder Câmera
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Parallelism
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\itemtitle{
Por que retas paralelas são interessantes?
}
-
\itemtitle{
Como se definem retas paralelas?
\begin{Definition}
\label{def.parallel}
Duas retas são \textbf{paralelas} se não têm ponto em comum. Duas retas se
\textbf{interceptam} se não são paralelas, isto é, se têm ponto em comum.
\end{Definition}
}
-
\itemtitle{
Retas que se interceptam existem (admitidos apenas os três axiomas de incidência)?
Sim. Para provar isto,
vamos construir duas retas que se interceptam utilizando os axiomas dados até agora.
}
\itemtext
{
\input{02/03/Fig}
Começamos com uma reta $r$, cuja existência está garantida pelo
Teorema \ref{teo:existsline} do
\hyperref[roteiro:1]{Roteiro 1}:
\begin{enumerate}[i]
\item Seja $A$ um ponto em $r$ e seja $B$ ponto fora de $r$
(Axioma \axiom{I}{1}).
\item Seja $s$ a reta determinada por $A$ e $B$ (Axioma \axiom{I}{2}).
\item As retas $r$ e $s$ são retas que se interceptam, pois têm o ponto $A$ em comum.
\end{enumerate}
Qualquer que seja o ponto $A$, existem pelo menos duas retas que passam por ele.
Você é capaz de provar a afirmação?
É possível provar que existem três retas passando por $A?$
}
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\itemtitle
{
Admitidos apenas os três axiomas de incidência, é possível provar que retas paralelas existem?
Tente construir duas retas paralelas.
}
\itemtext
{
Façamos algumas especulações.
\begin{Affirmation}
Retas paralelas existem. É impossível prová-la.
\end{Affirmation}
Basta dar um contra-exemplo:
modelo em que os pontos são as letras $A$, $B$ e $C$;
e as retas são os conjuntos $\{A, B\}$, $\{A, C\}$ e $\{B, C\}$.
Neste modelo não existem retas paralelas.
Se fosse possível provar a afirmação 1, em qualquer modelo teria que haver retas paralelas.
\begin{Affirmation}
Retas paralelas não existem. Esta é a negação da afirmação 1 e também é impossível prová-la.
\end{Affirmation}
Contra-exemplo: modelo em que os pontos são as letras $A$, $B$ e $C$;
e as retas são os conjuntos $\{A, B\}$, $\{A, C\}$ e $\{B, C\}$, $\{A\}$.
As retas $\{B, C\}$ e $\{A\}$ são paralelas.
Se fosse possível provar a afirmação 2, em nenhum modelo existiriam retas paralelas.
\textbf{Conclusão}. Nem é possível provar que existem, nem é possível provar que não existem,
estando presentes apenas os três axiomas de incidência.
Dizemos que "Retas paralelos existem" é uma afirmação indecidível, isto é,
não é possível provar que ela é verdadeira, nem que ela é falsa.
Outra coisa:
\textbf{uma definição por si só não garante a existência do objeto definido}.
}
-
\itemtitle
{
Já que é impossível provar que existem retas paralelas,
se quisermos que elas existam teremos que declarar isto através de um axioma.
Mas a experiência aconselha-nos a tomar um e declarar que retas paralelas existem.
É melhor tratar da possibilidade de existência e de unicidade de reta paralela
a uma reta dada por um ponto fora da reta.
Enunciaremos a existência e a unicidade em axiomas separados.
\begin{Axiom}[\axiom{P}{1}]
\label{ax:P1}
\input{02/P1} (Existência.)
\end{Axiom}
\begin{Axiom}[\axiom{P}{2}]
\label{ax:P2}
\input{02/P2} (Unicidade.)
\end{Axiom}
}
-
\itemtitle
{No
\hyperref[roteiro:1]{Roteiro 1}, quando havia apenas os três axiomas de incidência,
vimos que não é possível provar que qualquer reta possui mais de um ponto
(veja os itens
\hyperref[item:1:11]{11}
e \hyperref[item:1:26]{26}
do \hyperref[roteiro:1]{Roteiro 1}.
Agora, acrescentados os dois axiomas de paralelismo,
podemos provar que cada reta possui pelo menos dois pontos?}
\itemtext
{Resposta: sim.
\begin{Theorem}
\label{teo:1line2points}
\input{02/TA}
\end{Theorem}
Hipótese: $r$ é uma reta qualquer\\
Tese: existem dois pontos em $r$
\begin{proof}
\hspace{1cm}\\
\vspace{-0.5cm}
\begin{enumerate}[(a)]
\item Seja $r$ uma reta qualquer (hipótese).
\item Seja $P$ um ponto em $r$ e seja $A$ um ponto fora de $r$ (axioma \axiom{I}{1}).
\item Seja $s$ a reta determinada por $P$ e $A$ (axioma \axiom{I}{2}).
\item Seja $B$ um ponto fora de $s$ (axioma \axiom{I}{1} aplicado à reta $s$).
\item Se $B$ está em $r$, a afirmação fica provada.
\item Se $B$ não está em $r$, seja $t$ uma reta paralela a $s$ por $B$ (axioma \axiom{P}{1}).
\end{enumerate}
Agora vem a parte delicada da demonstração:
afirmo que a reta $t$ corta a reta $r$ num ponto que chamarei de $Q$ concluindo a
demonstração de que $t$ tem pelo menos dois pontos, $P$ e $Q$.
Por que $t$ corta a reta $r$?
Prova por absurdo:
se $t$ não cortasse $r$,
então r seria paralela a $t$ e teríamos duas retas paralelas a $t$,
passando pelo ponto $P$, a saber, as retas $r$ e $s$;
isto contraria \axiom{P}{2}.
Logo, t tem que cortar $r$.
Com isto fica provado que a reta $r$ tem dois pontos distintos:
$P$ e $Q$.
\end{proof}
O símbolo $\square$ indica o fim da demonstração.
}
\input{02/06/Fig}
-
\itemtitle
{
Observação.
O ponto delicado da demonstração do item anterior requer perceber e demonstrar um fato que,
por si mesmo, tem um interesse especial.
Quando isto acontece ao longo de uma demonstração,
costuma-se isolar o fato e enunciá-lo na forma de "lema".
Com um lema, isolamos um ponto delicado de uma demonstração,
a fim de tornar mais compreensível um argumento que, de outra maneira,
ficaria mais complexo e, assim, mais difícil de ser acompanhado pelo leitor.
O seu enunciado está no item seguinte.
}
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\begin{Lemma}[Lema da transversal]
\label{lemma:transversal}
\input{02/LT}
(A reta $t$ é chamada de transversal.)
\end{Lemma}
\begin{proof}
Faça você mesmo (veja o último parágrafo da demonstração do item 6).
\end{proof}
\input{02/08/Fig}
-
\itemtitle
{
É impossível provar que qualquer reta possui três pontos.
Basta exibir um modelo em que cada reta possui dois pontos,
satisfazendo os cinco axiomas.
Aqui está: os pontos são $A$, $B$, $C$ e $D$ e as retas,
$\{A, B\}$, $\{A, C\}$, $\{A, D\}$, $\{B, C\}$, $\{B, D\}$, $\{C, D\}$.
A figura abaixo é uma representação esquemática deste modelo.
Cada segmento entre duas letras indica a reta constituída pelas duas letras.
Embora os segmentos que representam as retas $\{A, C\}$ e $\{B, D\}$ parecem se interceptar,
essas retas são paralelas por que não têm ponto em comum.
}
\itemtext{
\input{02/09/Fig}
Aproveito o ensejo para tocar numa questão metodológica.
Os livros textos matemáticos costumam organizar a matéria numa hierarquia tal que todos os
teoremas necessários para a demonstração de um novo teorema aparecem antes deste.
Se fosse seguir esta orientação,
o Lema que aparece na demonstração acima deveria vir antes dela.
Fiz desta maneira para mostrar que é possível e,
às vezes aconselhado do ponto de vista pedagógico,
abordar uma questão antes que todos os pré-requisitos estejam prontos.
Além disto, em consonância com o objetivo geral da disciplina,
procuro estar dando uma idéia de que a construção não se dá de maneira linear,
mas num processo de idas e vindas.
}
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